O trabalho desenvolvido pela escola junto aos pais inicia-se após a matrícula. Inicialmente há uma entrevista, realizada pela Orientadora responsável pela classe, e depois dá-se continuidade por meio de entrevistas individuais, quando necessário; há, ainda, reuniões periódicas de classe, para comunicação de alguns trabalhos realizados pelo aluno e de orientações educacionais.

No dia a dia, privilegia-se a escrita como forma de comunicação entre a equipe da escola e os responsáveis. Os informes gerais são enviados aos pais que tenham endereço eletrônico cadastrado. A Escola solicita que os responsáveis atentem às circulares e bilhetes enviados pela pasta de recados do aluno, e conta com os pais para o envio, por escrito, de quaisquer comunicações.

As aulas não podem ser interrompidas para a entrega de recados, materiais ou lanches esquecidos.

Saúde

A Escola Carlitos adota uma série de posturas de prevenção de doenças que possibilitam cuidar de seus alunos, diante de episódios de adoecimento.
Quando o aluno tiver febre, não deve frequentar as aulas, pois o quadro exige um cuidado individual impossível de ser garantido na escola e, além disso, há riscos de a febre compor um quadro contagioso. Se a febre surgir durante o horário escolar, será solicitado aos pais que venham buscar o aluno.

Se houver necessidade de atendimento de emergência – caso o aluno sofra um acidente na escola –, a primeira providência é entrar em contato com um responsável. Se isso não for possível, o aluno será levado ao pronto-socorro mais próximo ou àquele indicado na sua ficha de saúde.

Se o aluno apresentar sintomas de qualquer doença infectocontagiosa, deverá deixar de frequentar a escola, retornando depois de passado o período de contágio e de cuidados especiais.

Nesses casos, os pais devem informar o fato imediatamente à escola. Em caso de doenças que deixem dúvidas quanto à possibilidade de contágio, pede-se que entrem em contato para que se possa tomar, junto ao pediatra que orienta a Escola, as providências necessárias.