Conhecer as múltiplas facetas da cultura pela vivência de aprendizados compartilhados.
Na Escola Carlitos, no período que compreende os cinco primeiros anos do ensino obrigatório, o aluno adquire atitudes, hábitos e conhecimentos imprescindíveis para uma integração positiva na sociedade. Ele constrói a base de futuras aprendizagens tanto escolares como de outras vivências em toda a sua vida – conquista o saber fundamental para compreender a realidade e nela atuar com segurança e autonomia.
Em tal perspectiva, ao longo da etapa, a Escola Carlitos possui altas exigências no que concerne ao ensino sistemático e explícito de conteúdos relacionados ao aprimoramento da leitura e escrita em língua materna, às primeiras aquisições em línguas estrangeiras – espanhol, francês e inglês –, ao domínio do cálculo, à construção de sólidas referências espaciais, temporais e culturais, ao uso de todas as possibilidades de expressão física e artística, à formação de identidade cidadã que respeita o bem comum.
Os conteúdos referentes a essas aprendizagens são elaborados em situações didáticas que solicitam ao aluno, a partir da intervenção de professores, a memória, a invenção, a imaginação, a atenção, a reflexão, a autonomia, as regras, a organização, o respeito, o espírito de iniciativa e o esforço.. Nesse ambiente, de construção de aprendizagem compartilhada, o aluno elabora seu discurso social – o diálogo e a argumentação oral bem como as possibilidades de expressão não verbal. Aprende a exprimir suas ideias no momento adequado, a escutar os outros, a concluir seus pensamentos a partir de discussão coletiva. Cria registros em várias linguagens. Busca informações em fontes diversas e as organiza de diversas maneiras.
A aprendizagem dos conteúdos disciplinares dessa etapa escolar permite que o aluno ao concluí-la seja capaz de:
- aceitar sua própria identidade e conhecer suas possibilidades e limitações;
- adotar hábitos saudáveis de alimentação, sono e higiene com autonomia;
- atuar com responsabilidade, autonomia e cooperação em seus grupos sociais de referência, respeitando regras específicas do contexto e valores éticos;
- conhecer e respeitar características fundamentais de seu patrimônio cultural, físico e social, bem como de outras comunidades;
- conhecer e utilizar diversas linguagens como forma de representação, expressão e comunicação, além de refletir sobre seus aspectos específicos,
- conhecer os princípios que regem o meio físico e natural e valorizar sua preservação e melhoria,
- utilizar a Língua Portuguesa – oral e escrita – de maneira convencional, sabendo falar, entender, escrever e ler em diferentes contextos;
- utilizar as Línguas Espanhola, Inglesa e Francesa – oral e escrita – com relativa autonomia de forma elementar em diferentes contextos;
- aplicar as operações básicas de cálculo e procedimentos lógicos elementares em diversas situações e usar a linguagem matemática convencional;
- utilizar suas potencialidades corporais por meio de atividades esportivas e artísticas para favorecer seu desenvolvimento pessoal e maior interação social;
- utilizar diferentes recursos para buscar novos conhecimentos e realizar seus trabalhos com empenho, de maneira cuidadosa e responsável, individualmente e em equipe;
- aplicar conhecimentos adquiridos em diferentes contextos;
- organizar de forma autônoma sua rotina diária, planejando e realizando atividades de lazer e escolares;
- avaliar seu próprio desempenho em diferentes contextos a partir de critérios pré-estabelecidos.