Adquirir uma real autonomia para ser sujeito conscientemente integrado no meio social e cultural.
Nesse momento escolar os alunos vãopelas aprendizagens aproximar-se progressivamente do universo culto dos adultos, formando gradativamente uma identidade própria separada da familiar. Delineia seu caráter enquanto descobre seu lugar na vida pública e os caminhos de acesso ao futuro desejado. Tem necessidades de referências que lhe assegurem suas condutas e fundamentem seu imaginário.
Assim, o ensino na Escola Carlitos neste período escolar, propicia aos alunos um aprofundamento dos conhecimentos disciplinares a partir da elaboração do maior número de relações entre fatos, conceitos, princípios e atitudes, numa perspectiva de lhes possibilitar compreender a realidade e nela interferir de forma consciente. Aprendem principalmente métodos de trabalho individuais e coletivos de assimilação de conhecimentos, bem como a desenvolver o discurso argumentativo e espírito crítico, no estudo das questões econômicas, politicas, sociais e culturais do mundo.
No plano afetivo, em decorrência da idade, o desejo de independência dos alunos é bem acentuado, o que permite a Escolaestimular cotidianamente uma atuação responsável em todos os âmbitos. Na Carlitos, o jovem vivencia o respeito ao corpo, ao outro, às instituições, ao patrimônio, ao conhecimento e à própria prevenção aos problemas do mundo atual.
Ao final dessa etapa escolar as aprendizagens conquistadas formam um jovem capaz de:
- emitir seu próprio juízo de valor em relação aos direitos e deveres dos cidadãos e relacioná-los com os mecanismos e valores que regem a sociedade;
- conhecer, respeitar e preservar as características fundamentais de seu patrimônio cultural, físico e social, e o de outras comunidades;
- reconhecer a interferência do desenvolvimento científico e tecnológico no meio físico e social e construir análises críticas em relação a essa influência;
- compreender que seus próprios atos e decisões têm consequências para sua saúde física, psicológica, social e para o coletivo;
- valorizar a reflexão, o esforço e a superação de dificuldades;
- ter uma autoimagem positiva, usar suas características e possibilidades de maneira produtiva e autônoma;
- utilizar a Língua Portuguesa – oral e escrita – como meio de expressão, comunicação e reflexão crítica, com total autonomia, em diferentes contextos;
- utilizar a Língua Espanhola, Francesa e Inglesa com autonomia, em diferentes contextos;
- usar as mais diversas fontes de informações para obter, selecionar e transmitir novos conhecimentos, de maneira cuidadosa, criteriosa e responsável;
- identificar e resolver problemas de diversos campos do conhecimento, usando procedimentos intuitivos ou raciocínio lógico, e refletir sobre o caminho percorrido;
- envolver-se e realizar trabalhos sociais extra-escolares.