Passos apressados pelas calçadas, carros rápidos pelas avenidas. Nota-se mal as cores, as casas, os nomes, os detalhes, as esquinas, novas ruas, que, por sempre estarem ali, tornam-se quase invisíveis. Na rotina acumulada percorre-se os mesmos caminhos. Não há tempo de perguntar o porquê de tudo ser como é: de onde veio, quem começou, como era, o que mudou. Desconhece-se as aventuras, dramas, romances, tantas vidas que passaram e tornaram-se memória. Nesse mesmo lugar, as pessoas são peças novas em um grande museu secular, vivo, pulsante, construído, destruído ou reconstruído a cada dia – o bairro.

O projeto Memórias e Vivências em Higienópolis e Arredores, realizado pela Escola Carlitos, conduz seus alunos a ter uma relação positiva e consciente com o espaço próximo, para a formação de uma identidade coletiva, com base em ações de cidadania que envolvem trabalhos em diferentes linguagens – escrita, plámemorias higienopolis 1stica, musical e corporal.

No processo de elaboração desses trabalhos, os alunos resgatam a história e estudam os vários aspectos do cotidiano atual da região que habitam, enquanto estudantes e, em muitos casos, como moradores. Em diversas vivências realizam procedimentos que lhes permitem descobrir fatos e lembranças que tornam, aos poucos, o olhar mais crítico e emotivo sobre o espaço vivenciado no dia a dia.