Brincar para aprender. Aprender para brincar.
O ensino infantil na Escola Carlitos tem como principal objetivo auxiliar a criança pequena a adquirir certas atitudes, hábitos e conhecimentos que favorecem a conquista de sua autonomia, de seu eu aprendiz em contexto coletivo. Nessa etapa é proporcionado principalmente o encontro de suas referências e de seu lugar em um grupo de sua idade para que, aos poucos, ao aprender as regras de vida coletiva e os caminhos do conhecer, a criança possa formar sua identidade estudante.
Essa escolarização inicial apoia-se sobre a capacidade da criança de imitação e invenção presente em suas ações no ato de brincar, que é sua atividade natural.
Portanto os contextos lúdicos são as ocasiões privilegiadas pela Escola Carlitos para engajar o aluno considerando o ritmo pessoal do desenvolvimento de cada um, no sentido de estimular seu desejo de aprender, diversificar suas experiências sensoriais, motoras, afetivas, intelectuais e enriquecer sua compreensão. Ao brincar, a criança é conduzida a explorar meios de vida, a agir num mundo próximo, a imitar o outro, a inventar gestos novos, a se comunicar em todos os âmbitos verbais e não verbais num contexto reflexivo. Suas vivências lúdicas desenvolvem suas possibilidades de observação, de reflexão e de descoberta das riquezas de um universo imaginário em situações didáticas que se prolongam com a interferência do professor. As ações educativas acontecem em situações de aprendizagem de diversos conteúdos num ambiente físico e cultural, rico e diverso.
Tais conteúdos do programa da Escola Carlitos organizam-se em torno de alguns domínios de atividades – a conquista da linguagem oral e a descoberta da escrita; a expressão corporal; a descoberta do mundo; o uso da sensibilidade, imaginação e criação; o conviver.
A aquisição desses conteúdos permite que a criança ao final da etapa infantil seja capaz de:
- valorizar sua identidade pessoal e perceber-se numa comunidade escolar diversa da família;
- estabelecer relacionamentos sociais a partir de vínculos positivos com adultos e crianças mediante atitudes de ajuda e colaboração;
- suportar frustrações com certa tranquilidade e adequação ao convívio social;
- utilizar o diálogo como forma de solucionar conflitos afetivos e intelectuais;
- situar-se no tempo e espaço e exprimir o conhecimento das relações espaciais e temporais relacionadas a situações da vida cotidiana por meio de linguagem convencional;
- observar e explorar o ambiente físico com uma atitude de curiosidade e cuidado;
- compreender e executar solicitações simples;
- saber realizar um trabalho com ajuda do adulto seguindo os passos de planejamento, execução e avaliação;
- demonstrar controle sobre seu próprio corpo ao usar suas capacidades motoras e expressivas;
- situar-se no real e no imaginário;
- conhecer e valorizar diversas manifestações culturais: literárias, musicais, plásticas, entre outras;
- participar de comunicações orais, entendendo e usando mensagens em diferentes contextos;
- entender a Língua Portuguesa;
- conhecer diferentes suportes de escrita – livros, jornais, revistas;
- relacionar a escrita com os sons da fala demonstrando entender o código alfabético;
- escrever certas palavras pertencentes ao cotidiano de sua classe em letra de forma ou manuscrita;
- reconhecer línguas estrangeiras pela identificação de alguns elementos próprios de cada uma;
- usar diferentes linguagens como forma de expressão simbólica que represente aspectos da realidade vivida, conhecida e imaginada;
- usar valores estéticos em suas produções e exprimir suas preferências ao realizá-las.