A Escola Carlitos iniciou suas atividades em fevereiro de 1980 na região de Higienópolis. Desde então, coloca em prática uma pedagogia apoiada na concepção de aluno que atua em seu próprio desenvolvimento e que deve fazer parte do ambiente cultural, social e cívico de seu mundo. Ação educativa que se fundamenta na erudição, na tradição, na inovação, permeada sempre pelos princípios éticos.

O nome da instituição Carlitos, faz referência ao personagem imortal de Charles Chaplin, um pobre andarilho de maneiras refinadas que se apresenta usando fraque apertado, calças largas, sapatos grandes surrados, bengala de bambu e bigode em forma de broxa. Aquele que consagrou o realizador, emocionando o mundo ao denunciar com beleza e graça as injustiças sociais de seu tempo. No escuro das salas de cinema, Carlitos emociona... Desencadeia risos e choros quase que ao mesmo tempo, ao expressar o cotidiano em imagens que, em pouco espaço de tempo, ora são cômicas, ora são dramáticas. Cativa pois sua personalidade é correta aos olhos de todos. É personagem sempre atual porque significa a imagem dos princípios de vida almejados em todas as épocas e da excelência da criação artística.

É Carlitos, no mundo da arte, o personagem que mais retrata, pela imagem em movimento, o humanismo do século XX – notavelmente os valores cidadãos estimáveis e desejados por qualquer pessoa e para os quais toda escola deve minimamente formar seus alunos. Valores humanitários e justos, como – liberdade, igualdade, respeito, solidariedade, responsabilidade – que contribuem para a melhoria da vida humana e que são os alicerces do Projeto Educacional da Escola Carlitos.

Mediante essa base humanista, a Escola tem como premissa o convívio e a democratização do conhecimento. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e II, garante a formação social, artística, linguística e científica de seus alunos pela descoberta e desenvolvimento de suas possibilidades, num ambiente muito mais solidário que competitivo, no qual o saber e o aprender acontecem de forma compartilhada.

Desse modo, a infância e a adolescência são valorizadas como etapas primordiais de construção da identidade com base na elaboração de diversas representações do mundo, crianças e adolescentes, ao longo da escolaridade e auxiliados por educadores, adquirem, através de sua própria atividade, diferentes repertórios socioculturais que os configuram como sujeitos. Gradativamente, ampliam, socializam, organizam e estruturam saberes em um ambiente de trabalho sistematizado e interativo, caracterizado pelo ensino e prática de atitudes desejáveis em relação ao conhecimento de mundo e ao bem comum. Aprende, o aluno da Escola Carlitos a conhecer, a conviver com o outro, a ser um cidadão competente, autônomo, responsável e justo.