Adquirir uma real autonomia para ser sujeito conscientemente integrado no meio social e cultural.

Nesse momento escolar os alunos vãopelas aprendizagens aproximar-se progressivamente do universo culto dos adultos, formando gradativamente uma identidade própria separada da familiar. Delineia seu caráter enquanto descobre seu lugar na vida pública e os caminhos de acesso ao futuro desejado. Tem necessidades de referências que lhe assegurem suas condutas e fundamentem seu imaginário.ensino fundamental II 4

Assim, o ensino na Escola Carlitos neste período escolar, propicia aos alunos um aprofundamento dos conhecimentos disciplinares a partir da elaboração do maior número de relações entre fatos, conceitos, princípios e atitudes, numa perspectiva de lhes possibilitar compreender a realidade e nela interferir de forma consciente. Aprendem principalmente métodos de trabalho individuais e coletivos de assimilação de conhecimentos, bem como a desenvolver o discurso argumentativo e espírito crítico, no estudo das questões econômicas, politicas, sociais e culturais do mundo.

No plano afetivo, em decorrência da idade, o desejo de independência dos alunos é bem acentuado, o que permite a Escolaestimular cotidianamente uma atuação responsável em todos os âmbitos. Na Carlitos, o jovem vivencia o respeito ao corpo, ao outro, às instituições, ao patrimônio, ao conhecimento e à própria prevenção aos problemas do mundo atual.

Ao final dessa etapa escolar as aprendizagens conquistadas formam um jovem capaz de:

  • emitir seu próprio juízo de valor em relação aos direitos e deveres dos cidadãos e relacioná-los com os mecanismos e valores que regem a sociedade;
  • conhecer, respeitar e preservar as características fundamentais de seu patrimônio cultural, físico e social, e o de outras comunidades;
  • reconhecer a interferência do desenvolvimento científico e tecnológico no meio físico e social e construir análises críticas em relação a essa influência;
  • compreender que seus próprios atos e decisões têm consequências para sua saúde física, psicológica, social e para o coletivo;
  • valorizar a reflexão, o esforço e a superação de dificuldades;
  • ter uma autoimagem positiva, usar suas características e possibilidades de maneira produtiva e autônoma;
  • utilizar a Língua Portuguesa – oral e escrita – como meio de expressão, comunicação e reflexão crítica, com total autonomia, em diferentes contextos;
  • utilizar a Língua Espanhola, Francesa e Inglesa com autonomia, em diferentes contextos;
  • usar as mais diversas fontes de informações para obter, selecionar e transmitir novos conhecimentos, de maneira cuidadosa, criteriosa e responsável;
  • identificar e resolver problemas de diversos campos do conhecimento, usando procedimentos intuitivos ou raciocínio lógico, e refletir sobre o caminho percorrido;
  • envolver-se e realizar trabalhos sociais extra-escolares.

    ensino fundamental II 1  ensino fundamental II 3  ensino fundamental II 2

  • Unidade I 
  • Rua Conselheiro Brotero, 832.
  • CEP:01232-010 - São Paulo - SP
  •  +55 11 3662-9591
  • ver mapa
  • Unidade II
  • Rua Itápolis, 463.
  • CEP: 01245-000 - São Paulo - SP
  • +55 11 3661-8284
  • ver mapa

        Facebook Escola Carlitos

Escola Carlitos - 2013 © Todos os direitos reservados. Produzido por: Plyn