A lição de casa na Escola Carlitos é diária e obrigatória. Seu principal objetivo é favorecer o desenvolvimento do hábito de estudar de maneira autônoma e responsável e a construção de uma atitude intelectual em relação à vida escolar.

O estudante é desafiado a colocar em jogo conceitos e procedimentos aprendidos em classe. Realiza pesquisas orientadas, lê textos literários e não literários, resolve problemas, pratica determinados aprendizados e elabora diferentes registros, como tabelas, esquemas e desenhos. A lição possibilita ainda que o aluno identifique o que já sabe fazer por si mesmo, bem como suas dificuldades.

Cabe aos pais definir com seu filho o horário mais adequado e o local onde será realizada a tarefa, que deverá ser silencioso e livre de interferências. Os pais podem, se necessário, ajudar seu filho a se organizar, incentivando-o a realizar as tarefas sozinho.