Usar a Língua Portuguesa – ouvir, falar, ler e escrever – como meio de expressão, comunicação e reflexão crítica de maneira autônoma e de acordo com a norma culta

O aprendizado da Língua Portuguesa ocupa lugar central na Escola Carlitos, favorecendo a formação de um pensamento preciso, rigoroso, comunicativo e compreensível. Parte-se do princípio de que aqueles que não têm o domínio pleno de sua língua materna são privados de parte importante de sua existência social e intelectual. É impossível elaborar o pensamento e comunicar-se com sucesso sem adquirir os expedientes da própria língua. Da mesma forma, aquele que desconhece a língua em seu contexto familiar e social é desfavorecido, e se vê impotente diante das diversas situações de seu desenvolvimento. Já aquele que domina a sua língua pode transitar com liberdade e igualdade pelo mundo que o rodeia, interferindo, incorporando referências, comunicando-se, criando e transformando, garantindo, portanto, seu engajamento num espaço social.

Na Escola, o aluno aprende os diversos usos da língua, adequados a diferentes situações, e, ao seu serviço, o vocabulário e as regras gramaticais e ortográficas. Na prática cotidiana, o ato de ouvir, falar, ler, escrever e questionar os vários discursos sociais desenvolve as competências do compreender, descrever, narrar, e argumentar.

Dentre os textos que tem acesso, o aluno vivencia intensamente, ao longo do seu percurso escolar, o ouvir e ler obras literárias. Aprecia as obras de excelência da literatura nacional e mundial adequadas à sua idade. Progressivamente, conhece representantes dos diferentes períodos literários e constrói uma imagem da criação literária que acompanha a humanidade. Caminho que o enriquece interiormente e desenvolve o seu interesse e gosto pela leitura.

O curso de Língua Portuguesa propõe ao aluno um diálogo entre a leitura e a escrita, levando-o a perceber que o ler lhe permite escrever melhor, e que o escrever o leva a ser um leitor mais lúcido. Ainda o faz estabelecer relações entre o oral e o escrito, bem como entre o estudo dos recursos da língua que enriquecem a literatura.

lingua portuguesa EFI 2 lingua portuguesa 3