Possuir cultura científica e tecnológica para entender o mundo

A Escola se responsabiliza por propiciar ao aluno acesso à cultura científica necessária para que ele elabore uma representação coerente do mundo e uma compreensão de seu ambiente. No curso de ciências experimentais, o aluno aprende conteúdos que lhe possibilitam entender, narrar e descrever o mundo real – o da natureza, constantemente transformado pela atividade humana –, o que lhe propicia agir considerando as consequências das ações do homem.

Os estudos científicos permitem ao estudante distinguir fatos de hipóteses, e o que é verificável do que pertence ao universo das crenças e opiniões. A vivência intensa de situações em que a observação, o questionamento, a manipulação e a experimentação estão presentes é essencial, devendo ocorrer em todas as etapas de aprendizagem. Esse processo faz com que o gosto e o interesse pela ciência e suas técnicas se desenvolvam desde a mais tenra idade. O percurso experimental de aquisição de saberes também desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico a respeito do progresso científico e técnico.

A Escola procura apresentar ao aluno uma visão crítica das ciências e das técnicas. Para tal, mobiliza não só os recursos pertinentes às disciplinas, mas também os de outras áreas, bem como a história da construção dos saberes científicos.

A cultura digital impõe o uso racional da informática, multimídia e internet. Na Escola Carlitos, as vivências do aluno com esses meios objetivam não só a aprendizagem de procedimentos e conceitos, mas, principalmente, o uso ético dos mesmos

A informática, a multimídia e a internet são expedientes que, atualmente, permeiam os domínios econômicos, sociais e culturais. São objetos de uma aprendizagem empírica, que demanda um conjunto de competências, permitindo ao aluno utilizar de maneira consciente, reflexiva e eficiente os recursos técnicos de que dispõe.

Essas competências são adquiridas de maneira progressiva, por meio de atividades relevantes, elaboradas em diferentes campos disciplinares, pelo uso de recursos tecnológicos em produções concretas, ao longo do percurso escolar, de modo a favorecer a comunicação e a informação. Nesse contexto, o aluno deve ser capaz de criticar as informações disponíveis e ser responsável ao usar as ferramentas interativas.

ciencias 1   ciencias 2