Compreender o mundo e desenvolver o senso de justiça

O aprendizado de História e Geografia possibilita a elaboração de conhecimentos relativos à história da humanidade e dos territórios em que ela se organizou ao longo do tempo. O programa de História não se limita ao estudo cronológico, mas prioriza a aprendizagem de conteúdos que permitam o estabelecimento de relações entre os acontecimentos e seu significado no contexto geral da época. No mesmo sentido, a aprendizagem dos conteúdos geográficos permite a memorização das localizações e das mudanças econômicas, culturais e demográficas, com o propósito de levar o aluno a perceber as relações entre as paisagens, as civilizações e as suas organizações políticas e sociais.

Os cursos de História e Geografia propiciam o desenvolvimento de competências específicas, tais como ler e interpretar documentos, identificar, confrontar e criticar informações em textos, imagens e mapas. No processo de elaboração de conhecimento do mundo de ontem e de hoje, o aluno entende a noção de continuidade e ruptura, identidade e alteridade. Constrói e reconstrói a sua visão de mundo e seu senso crítico, o que lhe permite se engajar progressivamente em questões pertinentes à sua realidade.

geografia EFI 1